Bem Vindo! Quinta-feira, 28 de Março de 2024

MENU PRINCIPAL

DIVULGAÇÃO

 || NOTÍCIAS

TV Paulo Freire destaca programação de agosto

Inserida em: 10/08/2009


 

 

Para este mês de agosto a TV Paulo Freire apresenta como destaque os programas Dia-a-Dia Educação, de caráter informativo, Hora Atividade, de formação para o professor; e os programas História de Professor e Recreio com História, com enfoque regional. “O que norteia o trabalho de programação são as diretrizes educacionais da Secretaria da Educação a partir disto os programas são concebidos”, comenta a programadora Tânia Luiza Bonassa, do setor de Programação e Análise de Programas.


A programação está organizada em cinco categorias de programas: formação do professor, informativos, conteúdos complementares ao currículo escolar, campanha de mobilização e enfoque regional. Além de divulgar as principais políticas educacionais da Secretaria de Educação, um dos objetivos básicos da TV é contribuir para a formação continuada dos professores de rede de ensino estadual. “Os programas podem servir também para o professor como uma fonte de pesquisa e existem conteúdos que podem ser utilizados para trabalhar diretamente com os alunos”, ressalta Bonassa.


Segundo ela, são exemplos o programa Dia-a-Dia Educação, que abordará as questões envolvendo a maior ação de capacitação do Estado, o DEB Itinerante, e também o programa Hora Atividade, que terá como assunto a violência e a indisciplina nas escolas. “São programas que trazem discussões atuais realizadas pela Secretaria, para que o professor possa refletir sobre elas”, comenta.


Outra característica de alguns programas é mostrar a diversidade existente no Paraná. Desta forma, destaca-se o “História de Professor”, que apresenta mensalmente a prática diária dos professores da rede de ensino. Este mês será mostrado o incentivo à leitura realizado pela professora Ângela Klepa, de Campo Mourão, com seus alunos jovens e adultos. “É uma troca de experiência, pois o professor que assiste ao programa pode fazer uma algo similar ou mesmo entrar em contato com a professora”, diz.


Dentro desta linha, também será exibido o “Recreio com História”, com o relato do estudante Alex Moreira, de São José dos Pinhais, sobre o seu gosto de narrar histórias de formas diferentes. “É um outro destaque, um programa no qual o aluno conta uma história interessante que aconteceu com ele, diretamente relacionado com a escola. Mostra as diversas realidades dos alunos”, explica a programadora.


Existem ainda as campanhas de mobilização que são veiculadas durante a programação diária, como por exemplo sobre o Programa Paraná Alfabetizado e a respeito do combate à dengue. Um informativo da Secretaria da Saúde (Sesa) sobre a influenza A (H1N1) será exibido para os agentes de saúde.


TV Paulo Freire, criada em junho de 2006, foi concebida para a comunidade escolar do Estado do Paraná. Está ainda integrada a outras mídias já existentes. Tem como busca a qualidade no processo educacional, uma vez que aprimora e amplia tanto a formação dos professores quanto às fontes de pesquisa no processo ensino aprendizagem.


Os programas são transmitidos via satélite para 2.100 escolas, atingindo diretamente um público alvo em torno de 1.500.000 pessoas (comunidade escolar) e, indiretamente, o público em geral, uma vez que o sinal transmitido pode ser captado por qualquer antena parabólica, com receptor de sinal digital, direcionada para o satélite Brasil Sat. Para confirmar a grade da programação deve-se acessar o sítio: www.diaadia.pr.gov.br/tvpaulofreire.



<- Voltar